Câmara aprova requerimento solicitando informações do Prefeito Nelson Paim

A autoria foi do vereador Gaudêncio Cesar

​O vereador Gaudêncio Cesar, UB, apresentou, na ultima sessão ordinária de Poxoréo, 28,requerimento solicitando informações do Poder Executivo sobre o inicio e término de todas as obras do município, projetos e gastos de cada uma, nos últimos dois anos. 

O requerimento, aprovado por cinco votos a quatro, teve com motivação o Portal da Transparência que mostra um numero exagerado nos empenhos referentes à compra de pregos -cerca de seis toneladas – o que chamou a atenção do vereador. O Executivo tem 10 dias para respondê-lo, de acordo com o regimento interno.

Gaudêncio reafirma que em nenhum momento está acusando o prefeito levianamente, apenas cumprindo seu papel de vereador,solicitando informações de interesse público. Alguns vereadores da base governista entenderam diferente e partiram para o ataque pessoal ao vereador.

Para Gaudêncio, a base do questionamento é a destinação de pregos para secretarias que não têm tradição de fazer obras, como Educação, Saúde, DAE – Departamento de Agua e Esgoto e Assistência Social, curiosamente a secretaria que mais adquiriu prego, entretanto “acredito que deve haver uma explicação coerente, não apenas para os vereadores, mas e, principalmente para a população que merece saber a aplicação dos recursos públicos”.

​Gaudêncio entende que a quantidade exagerada de pregos exige uma explicação detalhada, “consultei alguns construtores, mestres de obra e, todos foram unânimes em afirmar que por mais que façam obras no município não há a menor possibilidade de que gastem essa quantidade de pregos”. E ao fazer essa exposição foi atacado verbalmente, embora não tenha se deixado abater, “no debate, os vereadores da base tentaram tirar o foco dos pregos, mas não conseguiram, mas os aliados terão oportunidade de defender o Executivo se as explicações forem convincentes; vamos aguardar”.

Edson Tur, UB, vereador de terceiro mandato – antes oposição ferrenha ao prefeito, hoje defensor incondicional – na tentativa de desviar o foco do debate partiu para agressões pessoais ao vereador Gaudêncio e, às administrações e prefeitos que antecederam Nelson Paim,estabelecendo comparações, sem citar a arrecadação de cada uma delas, o momento politico e econômico em que administraram o município, ignorando as obras construídas e os avanços promovidos pelos ex-prefeitos.

A Câmara Municipal de Poxoréu é formada por 11 vereadores, distribuídos em seis partidos – PDT – José Neto, Adriano, Leônidas e Juvanilto; UB – Edson Tur e Gaudêncio; MDB – Geovane e Sônia do Coité; SD – Jucelio; PODE – Flávio; PSC – Zenilda.

Vereadores que votaram contra o requerimento – o líder do prefeito, Leônidas,Edson Tur, Juvanilto e Sonia, na tentativa de barrar o pedido de informações.

Veja alguns empenhos: