Em Primavera do Leste 92% dos pacientes internados com covid não tomaram todas as doses da vacina

Em um ranking estadual, o município ocupa o 21º lugar em números de casos de covid-19.

Em dados divulgados recentemente pela Secretária Municipal de Saúde (SMS) de Primavera do Leste, a maior porcentagem do internados com casos de covid-19 não estão com em dia com a vacina ou não tomaram nenhuma dose. Tal número chega a quase 92%.

Segundo o levantamento, com dados de junho, dentre os 92% dos internados, 14,8% não tomaram nenhuma dose das vacinas, 37% estão apenas com a segunda dose, 40,7% apenas até o reforço e 7,4% estão em dia com a vacinação.

Os casos de covid-19 no município voltaram a aumentar em abril deste ano e até o início desta semana (22.07), os números de casos confirmados estavam em 28.804, sendo 23.273 recuperados, 1.173 em isolamento domiciliar, 6 hospitalizados e 352 mortes pela doença.

Em um ranking estadual, Primavera do Leste ocupa o 21º lugar em números de casos de covid-19.

Já no quadro de vacinação, Primavera do Leste apresenta cerca de 145.086 doses aplicadas. Dentre este número estão: 61.910 que tomaram a primeira dose, 57.019 com a segunda, 22.100 com dose de reforço, 129 com dose adicional e 3928 com segundo reforço.

Em entrevista com o Em Pauta, Mônia Maia, Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, orientou sobre as medidas que a população deve se atentar.

“Pedimos à toda população que mantenha o esquema vacinal completo (conforme doses recomendadas para cada faixa etária). Para isso, basta acompanhar o calendário semanal com a divulgação das unidades vacinadoras, bem como os horários de atendimento. Além disso, recomendamos que seja mantido o uso de máscaras em ambientes fechados, especialmente nos serviços de saúde; que as pessoas com sintomas respiratórios procurem as unidades de saúde para atendimento e testagem, quando necessário; que as pessoas com diagnóstico positivo para a doença mantenham o isolamento necessário e sigam as orientações dos profissionais de saúde e que, especialmente pessoas com comorbidades e ou condições imunológicas mais vulneráveis, evitem aglomerações. ”

Todas as informações sobre a evolução dos casos de covid-19 e calendário de vacinação podem ser consultadas no site da SES.

Pela Redação