Aniversário da Rondonópolis é comemorado com shows artísticos, desfile de fanfarras e ações sociais

A atração principal da noite ficou por conta do cantor Zé Felipe, que embalou e divertiu as pessoas que compareceram para a grande festa popular.

A Prefeitura de Rondonópolis abriu as comemorações do 69º aniversário de Emancipação Político Administrativa da cidade com uma noite inteira de shows artísticos nesta sexta-feira (9), e neste sábado (10), houve a realização de um desfile cívico estudantil de fanfarras escolares e uma manhã inteira de ações sociais direcionadas as mais de 500 famílias instaladas no loteamento urbano social, residencial Maria Amélia.

As festividades comemorativas tiveram início na noite de sexta-feira (9), nas dependências do estacionamento do Estádio Municipal Engenheiro Luthero Lopes, que foi totalmente adequado para receber a população, que apesar da forte chuva que caiu um pouco antes dos shows, compareceu e vibrou, cantando e dançando as músicas dos artistas regionais e nacionais que encantaram a todos.

A atração principal da noite ficou por conta do cantor Zé Felipe, que embalou e divertiu as pessoas que compareceram para a grande festa popular. Durante mais de 10h o povo aplaudiu, cantou e dançou ao som das músicas dos seus ídolos populares.

DESFILE DE FANFARRAS

Na manhã deste sábado (10), data oficial do aniversário da cidade, o prefeito prestigiou um grande desfile cívico estudantil na região do Casario onde pelo menos nove escolas da rede municipal, além de alunos do IFMT e Associação de Apoio a terceira Idade (AATI), desfilaram tocando as suas fanfarras, e embaladas pela Banda Municipal de Rondonópolis – BAMUR.

Na oportunidade o prefeito José Carlos do Pátio anunciou a compra de mais 1.000 (mil ) novos instrumentos musicais, que vão integrar o programa “Fanfarra nas Escolas”, bem como aos cursos de iniciação musical que a rede municipal de educação vem implementando nas unidades educacionais do município.

AÇÃO SOCIAL

Ainda na parte da manhã equipes de servidores municipais das principais pastas da administração estiveram no Residencial Maria Amélia, em uma sequência de ações sociais direcionadas às cerca de 500 famílias que residem no local.

Como anunciado, o prefeito havia se comprometido em passar o aniversário da cidade, juntamente à comunidade, prestando contas dos serviços públicos levados até o local, visando melhorar na qualidade de vida da recém-criada comunidade.

Kit material de construção…

O bairro Maria Amélia, foi criado há pouco mais de 12 meses, em razão de uma ordem judicial para desocupação de uma área de preservação permanente (APP), e porque as famílias não tinham para onde se mudar.

O prefeito então adquiriu a área, loteou, dotou-a de infraestrutura básica, e aos poucos foi levando os serviços públicos necessários a população. A Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis – Coder abriu as ruas, definiu os lotes e iniciou o processo de estruturação. 

O Sanear iniciou a abertura das valas para instalação da rede de galeria de águas e esgoto, bem como de abastecimento de água; foram instalados postes da rede de iluminação elétrica toda em Led, e começaram os trabalhos de terraplanagem para a pavimentação, enquanto concomitantemente, outras obras como a estrutura de abertura de um poço artesiano e construção de uma elevatória para a rede de esgoto foram iniciadas.

A Prefeitura também deu início a construção de uma creche/escola no bairro, enquanto outras ações sociais eram levadas a efeito, com a realização de cursos de capacitação profissional para as mulheres do bairro e ainda o programa de planejamento familiar.

Neste sábado (10) o prefeito assinou uma ordem de serviço para a construção de calçadas em todo o bairro, bem como deu início ao programa de ajuda material para os moradores mais carentes que ainda não conseguiram construir suas moradias, distribuindo 100 kits/construção, composto por telhas, tijolos, ferragens entre outros materiais necessários para o início da edificação das moradias.

Não bastasse essa ajuda, a Prefeitura ainda distribuiu cerca de 250 cestas básicas as famílias. O prefeito anunciou ainda a aquisição de uma área ao lado do residencial, para ampliação do bairro, e construção de uma área de lazer e uma escola municipal.

O prefeito anunciou ainda já para a próxima semana, a assinatura dos contratos de ocupação dos 1.443 apartamentos do residencial Celina Bezerra, bem como garantiu a aquisição de mais duas áreas para construção de loteamentos sociais, onde pretende assentar cerca de 5 mil famílias. “Estamos trabalhando para reduzir o déficit habitacional do nosso município, que ainda registra cerca de 11 mil famílias sem moradia”, explicou o prefeito.

Durante a semana de aniversário da cidade, outras ações como inaugurações de praças e creches já estão sendo programadas.

Por Assessoria de Comunicação