Concurso do MEC 2023: o que se sabe até agora

Veja o número de vagas e a escolaridade exigida.

O novo concurso do Ministério da Educação (MEC) foi autorizado para preencher 220 cargos no quadro de pessoal. As vagas são para nível superior.

A pasta também recebeu liberação para a abertura de certame para o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que atua como um braço operacional.

O anúncio dos concursos foi feito pelo Ministério da Gestão e Inovação na sexta-feira (16). No total são 4.436 vagas em 20 órgãos do governo federal.

➡️Administrador, analista, auditor fiscal: concursos públicos autorizados pelo governo

Confira o que se sabe sobre o concurso do MEC:

1. Quando o concurso foi autorizado?

O concurso foi autorizado em 16 de junho de 2023, de acordo com a portaria Nº 2.384, publicada na edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

2. Qual cargo, escolaridade e vagas?

  • Técnico em Assuntos Educacionais – nível superior (220 vagas).

3. Quando foi definida a comissão?

Foi publicada no DOU do dia 6 de julho a comissão do certame, que é composta pelo presidente e seis membros. O grupo será responsável pela elaboração do projeto básico do edital e escolha da banca. Somente com a empresa definida e contratada, o edital será publicado.

4. Quais são os próximos passos?

A portaria estabelece que o prazo para o lançamento do edital de abertura do concurso público é de até seis meses, contado da data de publicação do documento, ou seja, até dezembro de 2023.

Após o lançamento do edital, deve-se respeitar o prazo mínimo de dois meses para aplicação da primeira prova do certame.