Coronel Fernanda coordenará Comissão de Defesa Vegetal da maior bancada

A Frente é composta por 300 deputados federais e 44 senadores

A deputada federal, coronel Fernanda (PL-MT) irá coordenar a Comissão de Defesa Vegetal, da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). A Frente concentra a maior bancada do Congresso Nacional, composta por 300 deputados federais e 44 senadores.

A nova diretoria ficará à frente da entidade durante o biênio 2023-2024. A presidência da instituição ficou sob o comando do deputado federal, Pedro Lupion (PP-PR).

A coordenação da Comissão de Defesa Vegetal da FPA tem o papel de atuar na defesa e promoção do setor, articulando e convergindo ações e interesses na área vegetal e sistemas de produtos alimentares, com foco no desenvolvimento sustentável do agronegócio brasileiro, considerando os meios para preservação da saúde das plantas, segurança dos alimentos e acesso à mercados.

As ações da área também abrangem a proteção das culturas vegetais, exportação/importação, prevenção, erradicação e controle de organismos vegetais, organismos internacionais, controle e erradicação de pragas, emergências fitossanitárias, Organismos Geneticamente Modificados, controle de trânsito vegetal, entre outras atribuições.

“Assumir esta função é uma grande responsabilidade e me sinto honrada em ter a oportunidade de atuar na área da Defesa Vegetal do nosso País. Meus maiores objetivos serão fortalecer a agropecuária brasileira e garantir a segurança alimentar na mesa dos brasileiros”, destaca a nova coordenadora.

A deputada justifica que um segmento que traz tantos recursos e desenvolvimento para o Brasil precisa ser cuidado. Ela usa como exemplo da importância do setor, o volume de exportações do agronegócio que em 2022 somaram US$ 159,09 bilhões, alta registrada de 32% em relação ao ano anterior, conforme dados da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais (SCRI) do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).