“Primavera do Leste se consolida como cidade industrial”, afirma Ademir Goes

Segundo ele, o município foi construído com estratégias ligadas à saúde, educação e infraestrutura

O agronegócio, a pecuária, a localização geográfica, cortada pela BR-070 e MT-130 com fácil acesso a 364 – têm promovido o desenvolvimento do município. Estrategicamente bem localizada e com a agricultura de ponta, Primavera se tornou atrativo também para a industrialização dos mais diversos produtos, inclusive da matéria prima da produção primária – soja e milho.

Na última década, a população que era de 67 mil habitantes, segundo a prévia do IBGE, quase dobra, passando de uma cidade média, para uma cidade grande, com mais de 100 mil habitantes. As mudanças ocorreram de forma gradativa, planejada, organizada e pensada.

Segundo o prefeito em exercício, Ademir Goes, o município foi construído com estratégias ligadas à saúde, educação e infraestrutura. “Quando cheguei a Primavera do Leste, há 24 anos, vi que a semente tinha sido plantada e, como agrônomo sei que devemos regar e cuidar desta semente para colher bons frutos. Com essa analogia, apresento o que vem ocorrendo em nossa cidade, e estamos caminhando no rumo certo, a mudança da cadeia produtiva, pois se antes apenas plantávamos, agora industrializamos, do cultivo à industrialização.

Ademir Goes e família

Ademir Goes se consolidou como profissional da iniciativa privada cuidando pessoalmente das suas atividades tanto na agricultura como na pecuária e comercial atuando em revenda e, essa experiência foi fundamental para sua vida pública. É vice-prefeito de Primavera do Leste e, assumiu a chefia do Executivo interinamente por 15 dias.

O gestor explica que Primavera do Leste detém toda a cadeia do milho – a pesquisa, seguida da produção no campo, usina de beneficiamento, na qual, a semente é classificada, embalada e comercializada. Atualmente o município responde por 12% da produção da semente de milho em nível nacional.

Essa semente que vai para o campo é comprada pelas grandes empresas que aqui chegaram. A mais nova indústria de etanol, a FS Agrisolutions Industria De Biocombustiveis Ltda, que deve iniciar sua moagem na segunda quinzena de abril e vai produzir o etanol e o óleo de milho, além do DDG – Grãos Secos de Destilaria – ração que irá alimentar bovinos, galinhas, gado de corte, ou seja, todo o ciclo inicia e se encerra em Primavera do Leste.

Ademir está otimista e feliz porque Primavera cada dia mais atrai empresas de sementes de soja, milho e algodão – “nossa cidade ganha muito com a industrialização, pois temos capacidade de ofertar emprego e renda, qualidade de vida, infraestrutura, saúde e educação”.

Testemunho do Progresso

Alveri Francisco Marcante é empresário, proprietário da empresa TRANSTERMAT, em Primavera do Leste há 25 anos. Sua atuação é no ramo da construção de asfalto em loteamentos e rodovias.

“Cheguei em Primavera do Leste pela atratividade da localização, terras férteis, o clima, e claro pelas pessoas que aqui já moravam. A cidade acolheu minha família, pois aqui mora um povo forte, trabalhador e com muito desejo de prosperar. Temos muita sorte pois tivemos sempre gestores públicos que se preocuparam com nossa cidade e com muito comprometimento com o progresso”.

Alveri tem perspectiva positiva quanto ao futuro. Estou feliz hoje em Primavera e acredito que com a chegada de novas empresas e industrias, iremos alavancar ainda mais o progresso aliado com a geração de emprego e renda”.

Gestão Pública

Com a verticalização da produção, a gestão pública passou por mudanças em sua estrutura, com a contratação de novos funcionários e a abertura de novas secretarias. Para a agilidade na infraestrutura investiu-se em maquinários, para que os trabalhos na zona urbana e rural não sejam interrompidos.

Já no andamento dos processos de abertura e incentivo a novas empresas, foram criados mais distritos industriais como também aumentou o fomento as empresas já instaladas na cidade por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

 Com a expansão das industrias, cria-se novas vagas de trabalho o que alterou muito a população. Para atender a demanda, a Secretaria de Educação conta com 22 escolas, número já insuficiente, portanto as unidades existentes estão sendo ampliadas e outras estão sendo construídas; mil professores e 10 mil alunos.

Na saúde, todos os prédios antigos estão sendo reformados, além da inauguração de novos postos de saúde, mas como forma de aumentar o número de atendimentos, estão sendo realizados mutirões.

 Na Segurança Pública a Prefeitura investiu no maior e mais sofisticado vídeo monitoramento onde se trabalha em parceria com todas as forças de segurança. Para agilizar os processos de obras, foi criada a Secretaria de Governo.

“Se for para falar dos avanços todos não iremos colocar apenas nesta página, porque são mudanças estruturais e fundamentais para elevar ainda mais Primavera do Leste. Temos parceria com o Governo do Estado que está nos inserindo no programa habitacional, pois estamos atentos a necessidade de mais moradias”.

Na área rural, segundo Ademir, em parceria com o Governo “estamos trocando as pontes de madeira por concreto”. Na Assistência Social, Esporte e Cultura, Primavera já se tornou referência no Estado com campeonatos, projetos assistenciais e com a recente inauguração do Teatro Municipal.

Ademir Goes fala ainda que recente a gestão está lançando mais um projeto, e que irá atender a agricultura familiar, com o nome ‘Feira da Lua’, a ideia é levar a feira para os bairros de forma itinerante, em que, todas as terças feiras, os feirantes estarão em um bairro, vendendo seus produtos. A Feira da Lua, além de movimentar a economia dos pequenos produtores, também irá mobilizar as famílias dos bairros para o consumo local, em um ambiente de lazer, destacando a integração e o conceito de comunidade.

“A feira da lua, será das 18h às 22h, iniciando no bairro Tuiuu, na sequência irá participar da Farm Show (14), no dia 21/03 estará no bairro São Cristovão e no dia 28 no bairro São José/Cristo Rei. É uma feira que já é sucesso”.

Por: Especial Revista Em Pauta MT