Veja os fundos imobiliários recomendados por especialistas para investir em maio

Mudanças no texto do novo marco fiscal e dados da inflação influenciam decisões dos analistas

Alterações do projeto do novo marco fiscal entre o texto apresentado no fim de abril e termos anunciados anteriormente impactaram nas recomendações dos fundos imobiliários em maio.

Entre as mudanças, a retirada de punições ao governo em caso de descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) mexeu especialmente com as indicações dos especialistas.

A nova regra exclui a responsabilização, inelegibilidade ou até mesmo a possibilidade de impeachment em caso de descumprimento das regras fiscais. Esta decisão, segundo as análises, pode fragilizar a economia, refletindo diretamente nos juros e inflação.

O cenário macro também levou a mudanças nas recomendações. O principal destaque foi a divulgação do IPCA (Índice de Preço do Consumidor Amplo) de março, que registrou alta de 0,71% no mês, abaixo do projetado (0,77%) e do mês anterior (0,84%).

Já a inflação parcial do mês de abril, medida pelo IPCA-15, registrou queda de 0,57%, abaixo das expectativas de 0,60%. Apesar de vir melhor do que o projetado, a composição do índice foi menos favorável para bens industriais e serviços.

Isso chamou a atenção dos analistas e gerou dúvidas quanto à consistência da desaceleração dos preços, corroborando com a tese de que a inflação ainda se mantém persistente.

Diante deste quadro, a CNN analisou a carteira de seis bancos e corretoras do Brasil e elencou os 10 fundos mais recomendados por eles, no intuito de oferecer segurança e um caráter mais defensivo para o investidor em maio.

Neste mês, a VBI Prime Properties (PVBI11) encabeçou a tabela com 5 indicações. Em seguida, a Bresco Logística (BRCO11), Capitânia Securities FII (CPTS11) e RBR High Grade (RBRR11) são os papéis que tiveram 4 recomendações.

CNN