Abertura de conferência em Natal debate inovação em saúde para o bem-estar da sociedade

Evento acontece até a próxima quinta-feira (7) na capital potiguar e reúne pesquisadores de sete países.

Com a participação de pesquisadores de sete países diferentes, a 3ª Conferência Internacional de Inovação em Saúde foi aberta na noite desta segunda-feira (4), em Natal, com debates sobre a importância da inovação em saúde para o bem-estar da sociedade.

O evento, que acontece até o próximo dia 7, é promovido pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e tem como tema central “Sistemas resilientes: o impacto social da inovação em saúde”.

A solenidade de abertura do evento contou com a participação de várias autoridades potiguares, nacionais e internacionais, como a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra; o representante da OPAS, no Brasil, Roberto Tapia Hidalgo, e a reitora da Universidade Aberta de Portugal, professora Carla Padrel.

Em sua fala, a governadora ressaltou a importância da ciência e do Sistema Único de Saúde (SUS) no enfrentamento à pandemia do covid-19, que somente no Brasil, fez mais de 660 mil mortos.

“O cenário da pandemia é doloroso. Não tenho dúvida que sem o trabalho de pesquisadores e cientistas o número de mortos seria muito maior do que os que ocorreram”, ressaltou Fátima Bezerra.

No Rio Grande do Norte, o combate ao vírus contou com a colaboração do Lais, por meio da construção de um ecossistema tecnológico, com ferramentas como o Regula RN, responsável pela regulação dos leitos de todo o sistema público de saúde, e o RN Mais Vacina, direcionado ao controle de todo o processo de imunização da população.

Outra autoridade que enfatizou a parceria com o Lais, foi a representante do Ministério da Saúde, Angélica Miranda, que como coordenadora Geral de Vigilância das Infecções Sexualmente Transmissíveis, tem a oportunidade de acompanhar e desenvolver diversas projetos.

De acordo com a ela, as parcerias entre o laboratório e o Ministério da Saúde proporcionaram o desenvolvimento de atividades importantes para a população, como o projeto “Sífilis Não”.https://cd595a8738c21b095be2a511bb5932b9.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Estiveram presentes também representantes de universidades, associações, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde e da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

Novo recurso do AVASUS é lançado durante o evento

Durante a abertura da 3ª Conferência, foi lançado o repositório de recursos educacionais abertos do AVASUS. A partir de agora, recursos disponibilizados pela plataforma de formação em saúde estarão abertos para que instituições de ensino públicas ou entidades profissionais tenham acesso e possam promover a qualificação profissional de seus grupos.

Por G1RN