“O que determina reeleição de um político é o bem-estar das pessoas, não o PIB”, diz economista

Dado foi obtido por Minouche Shafik em um estudo feito pela London School of Economics.

Roda Viva desta segunda-feira (4) recebeu a economista e diretora da London School Of Economics, Minouche Shafik.

O jornalista Michael França quis saber quais as melhores práticas para governos mais pobre desenvolverem políticas para realmente impactar a população. Na visão da economista, o foco deveria ser em políticas na melhoria do bem-estar da população.

“Cada vez mais, no mundo todo, o que faz as pessoas felizes, as coisas que contam para as pessoas são muito parecidas, é a boa saúde física e mental. Além disso, um trabalho que faça sentido. Renda alta vem muito abaixo no ranking do que as pessoas acham que determina uma vida melhor”, disse Shafik.

Em sua explanação, ela deu detalhes de uma pesquisa feita na London School of Economics, onde mostra o que realmente determina a reeleição de um político. O bem-estar e a qualidade de vida pesam mais do que o crescimento do PIB do país.

Participaram da bancada de entrevistadores o jornalista Rafael CarielloMichael França, pesquisador do Insper e colunista da Folha de S. PauloThais Carrança, repórter da BBC News Brasil, a analista sênior da Economist Intelligence Unit Érica Fraga, e Malu Delgado, jornalista especialista em Políticas Públicas e correspondente da DW Brasil.

Por TV Cultura