Justiça rejeita recursos contra BTRA11 de antigo proprietário de fazenda no MT

Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso Manteve decisão de reintegração de posse de imóveis em favor do fundo imobiliário BGT Pactual Terras Agrícolas.

O Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso não acatou dois recursos encaminhados pelos antigos proprietários da Fazenda Vianmancel, no município de Nova Maringá no estado do Mato Grosso, contra a reintegração de posse conquistada pelo Fundo Imobiliário BTG Pactual Terras Agrícolas (BTRA11), atual dono das terras.

Os recursos encaminhados pelo antigo superficiário – que ocupava o imóvel – e ex-proprietário, Milton Cella, buscavam reverter a decisão liminar em primeira instância da 3ª Vara Cível da Comarca de Sorriso, no Mato Grosso, que havia determinado a reintegração da posse direta dos imóveis que compõem a Fazenda Vianmacel em favor do BTRA11, ou seja, a rescisão da Escritura de Direito Real de Superfície.

Em junho, o mercado recebeu a notícia de um pedido de recuperação judicial ajuizado pelos detentores do direito de uso dos imóveis, ou seja, Milton Cella e esposa. O motivo alegado era de créditos em inadimplência.

O produtor rural indicou uma dívida de R$ 73 milhões junto ao BTRA11 com a intenção de que o valor fosse incluído em um plano de recuperação judicial.

A fazenda foi adquirida pelo fundo em agosto de 2021 por meio de uma operação ‘sale and lease back’, em que o proprietário vende o imóvel ao fundo e o aluga de volta. O BTRA11 pagou R$ 81 milhões pelos 3,1 mil hectares de terras.

Embora o fundo tenha recuperado a posse dos imóveis na justiça e a Fazenda Vianmancel já esteja nas mãos de outro superficiário, as cotas na B3 sentiram fortemente o impacto do estresse no ativo.

Mesmo com altas pontuais na bolsa brasileira após as notícias de decisões favoráveis na justiça, a perda acumulada da cota do BTRA11 no ano é de 15,90%.

Ainda segundo este último comunicado do BTRA11, a Fazenda Vianmacel segue operacional, produtiva e em processo de plantio pelo novo arrendatário.

Por ClubFi